Foto: Reprodução

Vítor Pereira e Paulo Sousa estrearam com o pé direito em Shanghai SIPG e Tianjin Quanijan, respectivamente. O primeiro garantiu a vaga na fase de grupos da Champions League da Ásia ao derrotar o Chiangrai United, da Tailândia, por 1×0, enquanto o segundo venceu os Ceres-Negros, de Filipinas, por 2×0.

Apesar de estrearem oficialmente nas equipes chinesas, ambos os técnicos português optaram pelos esquemas táticos mais utilizados por seu respectivo clube na temporada anterior. Vamos aos principais pontos observados no primeiro teste oficial das duas equipes.

Shanghai SIPG 1×0 Chiangrai United

Vítor Pereira estreou oficialmente no Shanghai SIPG com o mesmo 4-3-3 que o seu compatriota André Villas-Boas utilizou na maioria das partidas na temporada 2017. Mas problemas físicos de alguns prováveis titulares trouxeram mudanças nas laterais e no ataque.

Sem Fu Huan, Wang Shenchao foi deslocado da lateral esquerda para o lado direito enquanto o meia Yu Hai atuou pelo lado esquerdo. Elkeson iniciou o jogo no banco (o atacante brasileiro passou boa parte da pré-temporada se recuperando de lesão) e Lu Wenjun foi o titular na referência do ataque.

SHANGHAI SIPG 4-3-3 x CHIANGRAI UNITED

Os primeiros 20 minutos da partida davam a impressão de que o Shanghai SIPG teria nova dificuldade ao criar com a posse da bola enfrentando uma defesa bem posicionada (Chiangrai já tinha superioridade em finalizações: 3×1). Com muita movimentação da dupla Oscar-Odil Akhmedov e de Hulk e Wu Lei, o SIPG passou a encontrar espaços na defesa tailandesa e melhorou a sua produção ofensiva.

SHANGHAI SIPG x CHIANGRAI UNITED MOVIMENTAÇÃO
Lu Wenjun sai da referência, Hulk centralizado, laterais Wang Shenchao e Yu Hai ampliam o campo e meias Oscar e Akhmedov se aproximam do portador da bola dando opção de passe. Com muita movimentação no setor ofensivo, SIPG superou o seu adversário.

O gol de Yu Hai logo aos três minutos do segundo tempo deu a calma que o Shanghai SIPG precisava. O Chiangrai United teve que sair para o jogo com o placar contra e deu os espaços que a equipe de Xangai tanto gosta.

Em tempo, o Shanghai SIPG mostrou mais uma vez que é uma equipe especialista em jogar com espaços e acelerando ao máximo a sua transição ofensiva. No primeiro teste de 2018, foi possível ver a equipe de Xangai jogando mais próxima e aprimorando no jogo com a posse da bola.

Na saída de bola, vê-se a importância da dupla Oscar e Odil Akhmedov, sempre se apresentando próxima à linha defensiva para auxiliar na progressão do Shanghai SIPG.

O retorno de Fu Huan no lado direito fará do Shanghai SIPG ainda mais perigoso ofensivamente. O lateral provoca excelentes interações com Hulk e tem características mais ofensivas que Wang Shenchao, dono da lateral esquerda.

Tianjin Quanjian 2×0 Ceres-Negros

Paulo Sousa escolheu iniciar sua caminhada no Tianjin Quanjian dispondo a equipe em um 4-2-3-1 diferente do praticado por seu antecessor Fabio Cannavaro. Mantidas a linha defensiva e a dupla de volantes, o Quanjian teve Alexandre Pato atrás de Anthony Modeste e Wang Yongpo, antes o meia que ficava atrás do atacante, atuando pelo lado direito.

TIANJIN QUANJIAN 4-2-3-1 x CERES-NEGROS ATACANDO

O Ceres-Negros, das Filipinas, foi um bom teste para a versão 2018 do Tianjin Quanjian. Embora seja uma equipe mais fraca tecnicamente do que os chineses enfrentarão na Super Liga e no Grupo E da Champions League da Ásia, os filipinos cumpriram muito bem o seu papel defensivo atuando de forma bem compactada e oferecendo poucos espaços à equipe de Tianjin.

Uma das principais características no Tianjin Quanjian de Paulo Sousa é a preferência por uma saída de jogo pelo chão desde o goleiro Zhang Lu.

Também vale a pena ressaltar o novo posicionamento de Alexandre Pato. O camisa 10 do Tianjin Quanjian mostrou capacidade de jogar como um meia-atacante com bons passes, movimentação e aproximação às jogadas. Pato também é muito importante para acelerar a transição ofensiva de sua equipe, seja conduzindo a bola ou através de um lançamento ou de um passe.

Tianjin Quanjian e Shanghai SIPG voltam à campo no dia 13 de fevereiro contra Kitchee, de Hong Kong, e Kawasaki Frontale, do Japão, estreando na fase de grupos da Champions League da Ásia 2018.